domingo, 16 de março de 2014

Semana da leitura 2014

Entre 17 e 21 de março de 2014, realiza-se a 8ª edição da Semana da Leitura, centrada no tema Língua Portuguesa, que celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.
  
Esta iniciativa convoca a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural da língua portuguesa em Portugal e no mundo.
 
Todos os estabelecimentos de ensino do nosso Agrupamento vão associar-se a esta iniciativa e, à semelhança de anos anteriores, promover uma série de atividades em torno da leitura, sendo que algumas são comuns a todas as escolas.

Objetivos:
 
· Assinalar a semana da leitura nos diferentes estabelecimentos de ensino do Agrupamento;
· Desenvolver atividade em torno da leitura e da promoção dos hábitos e do gosto pela leitura;
· Promover a partilha e a aproximação de diversas gerações de leitores;
· Estimular a aproximação e a cooperação com outras culturas, facilitando a compreensão e a integração da diferença pelo (re)conhecimento de outras manifestações culturais, científicas e artísticas;
· Alargar os olhares e as perspetivas sobre o mundo, abrindo oportunidades de partilha de saberes e ideias com outras pessoas e instituições;
· Contribuir para o reconhecimento da relevância histórica e cultural da língua portuguesa na construção da identidade do povo português.
 
  
Atividades a desenvolver em todos os estabelecimentos de ensino

 
Esta atividade, que deve desenvolver-se em todos os estabelecimentos de ensino, implica convidar pessoas externas à turma (outros professores, funcionários, pais e outros convidados) para lerem pequenos contos ou poemas nos diferentes dias da semana.
 
Cada grupo do JI ou turma do 1.º ciclo deverá ter, pelo menos, um momento de interrupção para leitura em cada dia da semana, cabendo ao docente titular fazer os convites.

 
Concurso 
Os trabalhos a realizar, nas escolas não agrupadas ou nos agrupamentos, pelas crianças da educação pré-escolar e pelos alunos dos ensinos básico e secundário devem: 
  • traduzir, retratar e explicar formas de concretização da festa da leitura na escola/ no agrupamento de escolas; 
  • assumir o formato que for considerado mais adequado para ilustrar o desenvolvimento de iniciativas e atividades no âmbito da Semana da Leitura;
  • mostrar os contributos de várias áreas do saber e de diferentes projetos que celebrem a festa da leitura.
 
Pré-escolar 
 
Preparação de um trabalho coletivo por sala - entrega dos trabalhos no CRE até 28 de Março.
 
 
1.º ciclo / 2.º Ciclo / 3.º Ciclo / Secundário
 
Preparação de um trabalho coletivo por turma ou de trabalhos individuais, sendo que apenas os trabalhos individuais serão objeto de seleção para mandar para o concurso nacional - entrega dos trabalhos no CRE ou na BE da ESPAN até 28 de Março.
 
  + informações no site do PNL
 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário