MONITORES


O projeto dos Monitores está em curso desde o ano lecivo de 2002/2003.
Ser Monitor é das funções mais prestigiadas na escola. Essa é talvez uma das razões que explica o grande número de candidaturas que se regista em cada ano.
Os professores e funcionários manifestam sempre apreço pelos monitores e os colegas respeitam-nos.



Funções dos monitores:

Rotina
- Apoio à receção na identificação dos utentes
- Atribuição de cacifos
- Preenchimento dos registos de entrada
- Gestão do Módulo de empréstimos
- Entrega e registo do material não-livro que não se encontra em livre acesso
- Atribuição de computadores e iPads aos colegas e gestão do tempo de ocupação dos mesmos
- Apoio à utilização de equipamentos
- Apoio à realização de pesquisas no catálogo e localização de documentos
- Aconselhamento na área da leitura
- Arrumação de documentos nas estantes e armários
- Manutenção dos equipamentos (atualização, carregamento...)
- Assistência na impressão de trabalhos
- Manutenção da ordem e vigilância no cumprimento das normas de utilização de equipamentos

Outras
- Participar na recepção dos novos alunos e na formação destes como utilizadores das Bibliotecas, através do programa À descoberta da Biblioteca Escolar
- Participação em todas as atividades realizadas nas Bibliotecas Escolares decorrentes de projetos em curso
- Participação nos desafios quinzenais
- Acompanhar a formação dos Monitores Estagiários e fazer a sua avaliação
- Participação em atividades nas outras escolas do Agrupamento
- Programa de equipas autónomas de estudo
- Organização do Concurso ELO Mais forte 
- Representar as Bibliotecas Escolares em eventos exteriores à escola


Recrutamentos:

1.ª Fase
Antes ainda do início do ano letivo, são convocados todos os Monitores que tenham finalizado o ano anterior com avaliação positiva.
Estes Monitores regressam ao serviço no dia da receção aos alunos mais novos e marcam o seu horário de trabalho - duas horas por semana (dois blocos de 50 minutos que podem ser seguidos ou em dois dias diferentes).

2.ª Fase
Na primeira quinzena de outubro abrem inscrições para o recrutamento de novos monitores do 6.º ao 9.º Ano. Todos os alunos interessados preenchem um processo de candidatura que é assinado pelos Encarregados de Educação (EE). De seguida, a equipa das Bibliotecas Escolares recolhe o parecer dos Diretores de Turma (DT) dos candidatos e determina os que passam à fase seguinte de seleção que passa por uma entrevista.
A entrevista é individual e é sempre realizada pela professora bibliotecária.  
Os alunos que forem selecionados, após a entrevista, entram imediatamente em funções e recebem a sua formação em exercício, cumprindo duas horas de trabalho semanal.

3.ª Fase
Durante o mês de Fevereiro abre um período de candidatura especial para "estagiários" - alunos do 5.º Ano que queiram vir a ser MONITORES.
Estes alunos passam pelo mesmo processo dos colegas - autorização dos EE, parecer dos DT e entrevista - e os que são recrutados entram num estágio de formação em serviço cumprindo 1 hora de trabalho semanal até final do ano letivo.



Avaliação:

Os alunos Monitores recebem uma avaliação qualitativa trimestral e essa avaliação é entregue aos DT que a registam no impresso para os EE, tal como a nota de qualquer disciplina.

Critérios de Avaliação
- Assiduídade
- Rigor e acertividade no cumprimento das funções de monitor
- Autonomia
- Relacionamento interpessoal
- Espírito de iniciativa

Formaliazação da avaliação
Autoavaliação - Os monitores preenchem um registo de autoavaliação na última semana de cada período letivo.
Reuniões de avaliação - É realizada uma reunião de avaliação por período. É sempre no último dia de aulas e todos os alunos monitores estão dispensados das aulas nesse dia. Nessa reunião é comunicada publicamente a avaliação de cada Monitor e todos são ouvidos sobre a avaliação da Biblioteca.
Certificação - No final do ano letivo cada Monitor recebe um certificado com o número de horas de trabalho realizadas durante o ano e com a avaliação final obtida.

Efeitos da Avaliação
Só os Monitores com avaliação positiva podem permanecer no cargo. Caso a avaliação seja negativa, os alunos, os EE e os DT são informados do seu afastamento de funções.
Os alunos que acompanham a equipa das Bibliotecas Escolares em atividades no exterior são, sempre que possível, selecionados entre os que têm avaliação Muito Bom.


Formação:

Todos os Monitores passam por um curso de Formação de Monitores constituído por 7 Módulos de formação a que correspondem 7 momentos de avaliação. A formação de cada novo Monitor é acompanhada por um Monitor mais experiente que é também o responsável pela sua avaliação.

Módulo 1: Conhecer a Biblioteca Escolar
Conceito de Biblioteca
Missão da Biblioteca Escolar
Áreas funcionais

Módulo 2: Regras gerais de funcionamento das Bibliotecas Escolares
Regras de acesso
Regras de utilização das diferentes áreas funcionais
Regras de utilização dos equipamentos

Módulo 3: Missão do Monitor
Missão dos Monitores
Comportamento acertivos
Comportamentos a evitar

Módulo 4: Funções do Monitor
Funções dos Monitores na receção
Funções do Monitores na área informática
Funções dos Monitores na área de leitura

Módulo 5: Preenchimento do Registo de Entradas
Registos de entradas
Registo de empréstimos internos, para a sala de aula e para outras escolas
Registo de Arrumação
Agenda

Módulo 6: Pesquisa no Catálogo
Conceito de Catálogo
Pesquisa simples
Pesquisa booliana
Localização de documentos pela cota

Módulo 7: Módulo de Empréstimos
Criação de cartão de leitor
Registo de empréstimo
Registo de devolução
Listagem de livros em atraso

Todos os Módulos do curso têm uma componente teórica apresentada em Nearpod seguida de um quiz de avaliação. Os Monitores em formação têm acesso ao curso nos iPad e estudam e realizam as tarefas previstas sob a supervisão de um Monitor mais experiente ou de uma Assistente Operacional.
Os Módulos 5, 6 e 7 têm uma componente prática com avaliação de desempenho acompanhada pelo Monitor responsável pela formação do colega.
A nota obtida na Formação é tida em conta na avaliação final do período em que foi realizada.




História do Projeto

2002-2003
Monitores - 7

A Escola tinha sido inaugurada no ano anterior e o CRE da E.B. 2,3 Professor Galopim de Carvalho tinha passado um ano em arrumação (mobiliário, equipamento, catalogação do espólio...). 2002-2003 é o ano de candidatura à RBE e de inicio de um serviço regular de Biblioteca.
O Projeto dos Monitores foi criado pela professora Isabel Mendinhos, inspirado em projetos em curso em escolas da região de Almada.
Os primeiros sete magníficos foram...




É o ano da primeira edição do concurso Elo + Forte organizado pela professora Fátima Pina e a vencedora foi uma Monitora - a Diana.


2003-2004
Monitores - 10





2004-2005
Monitores - 11

É um ano de grandes mudanças, a E.B. 2,3 Professor Galopim de Carvalho passa a sede de Agrupamento e recebe mais três escolas: EB do Pego Longo, EB Belas 5 e JI da Serra da Silveira.

  


O projeto dos Monitores vai crescendo e começa a formalizar os procedimentos: é o primeiro ano com candidaturas oficiais e entrevistas aos candidatos; os Monitores mais experientes começam a participar na formação dos mais novos; começa o trabalho de articulação com os outros ciclos de ensino e as visitas dos mais pequeninos...

  

   


É também o ano de entrada em funcionamento do sistema de empréstimos informatizado, sendo que o primeiro leitor do CRE é, como não podia deixar de ser, o Prof. Galopim de Carvalho.




   

2005-2006
Monitores - 19

O número de monitores vai crescendo e a equipa que inicia o ano é já bem grande. Cada Monitor tem uma área específica de trabalho - de acordo com as áreas funcionais do CRE. A formação dos Monitores torna-se mais exigente e aproveitam-se os dias de festa, em que todos estão presentes para fazer essa formação.


Foi o ano da primeira visita de estudo só para Monitores e da festa de despedida da primeira equipa de monitores a terminar o 9.º Ano.

  


2006-2007
Monitores - 18 Monitores

 


 



O CRE ganha a sua primeira candidatura Ideias com Mérito com o projeto Da informação ao saber e a decoração muda... temos as etapas de Como fazer um trabalho!




2007-2008
Monitores - 22






2008-2009

Monitores - 13




Começa neste ano letivo a Viagem pelos livros, um projeto de leitura autónoma em forma de concurso interturmas no qual os monitores representam um elevado número de participações.
É também o primeiro ano da nossa mascote da Semana da Leitura - Papalivros .

   

O CRE recebe os novos computadores do plano tecnológico...



2009-2010
Monitores - 15



  

 

É o ano em que o CRE tem resposta para tudo... e dá uso aos computadores do programa e-escolas

 



2010-2011
Monitores - 34

O grupo dos Monitores continua a crescer...



As tarefas dos mais velhos começam a diferenciar-se cada vez mais... passam a acompanhar as professoras bibliotecárias a outras escolas do Agrupamento, são responsáveis pela Feira do Livro e apoiam o Curso de Formação de Pessoal Não Docente sobre Bibliotecas Escolares.


  

   


Os Monitores mais velhos escreveram uma reportagem sobre o CRE para a revista Visão Júnior.


Veja AQUI a reportagem.


O ano termina com uma visita dos Monitores à Torre do Tombo em Lisboa.


  


2011-2012
Monitores - 36

O CRE ganha a sua segunda candidatura Ideias com mérito e recebe os primeiros iPads. Os monitores são os primeiros a aprender a trabalhar com os novos dispositivos.

  


É o ano de despedida da professora Isabel Mendinhos que passa a coordenadora interconcelhia e deixa a professora Fátima Pina à frente da equipa.

O número de monitores continua acrescer e no piquenique final a foto já tem que ser no exterior.



2012-2013
Monitores - 

O Agrupamento volta a alargar-se a E.B. 2,3 Professor Galopim de Carvalho passa a fazer parte do Agrupamento de Escolas Queluz-Belas com sede da Escola Secundária Padre Alberto Neto e com a sede vem também a EB Queluz 2.

O projeto dos Monitores festeja os seus 10 anos.

Filme - 10 anos de monitores:



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