segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O CRE em números...

Aqui ficam os dados relativos à utilização do CRE durante o primeiro período e que acentuam o crescimento já anunciado no final de outubro.
Batemos todos os recordes...

No que refere a utentes:

Total de utentes - 13048
Média de utentes por dia - 204
 Alunos em livre acesso - 10691
  • Trabalho - 1662
  • Lazer - 9206
 Alunos em aula - 1915
Professores em livre acesso - 428
 
 
No que se refere à ocupação do CRE:

Tempos ocupados com atividades do CRE – 78
Tempos ocupados com aulas em parceria com o CRE – 38
Tempos ocupados com aulas de diferentes disciplinas – 19

Tempos de utilização livre do espaço – 476


Gráficos comparando estes números com igual período de anos anteriores:



Hora de balanço... também no CRE

O CRE começou a sua coleção com o espólio da antiga escola C+S de Queluz (cerca de 2000 documentos) que foi transferidos para as novas instações em 2001 a quando da inauguração da nova escola que depois recebeu como patrono o Progessor Galopim de Carvalho.


A atual coleção é composta por quase 9000 documentos totalmente catalogados, classificados e indexados.

Graças a muitas doações e algumas aquisições (151) documentos) a coleção cresceu 9% em 2012, com as 776 novas entradas de documentos.

A coleção é um pouco antiga e desequilibrada no que diz respeito ao número de documentos não livro, mas tem um bom fundo informativo e uma dimensão adequada para esta escola - 13 documentos por aluno.


Relativamente ao uso da coleção no primeiro período deste ano letivo, os dados não são muito animadores. O número de requisições para leitura domiciliária continua a baixar relativamente a igual período de anos anteriores.


O mesmo se passa com a requisição de documentos para sala de aula que baixou mais 25% a juntar à quebra sentida no ano passado. O fim das áreas curriculares não disciplinares foi desastroso no que diz respeito à utilização de recursos do CRE na sala de aula. São poucos os docentes que levam livros e outros documentos para a sala de aula.



A única área com saldo positivo é a da consulta local que regista um aumento de 15% relativamente ao ano passado, mas ainda longe dos valores atingidos em 2010/2011.
 

 

Hora de balanço... Belas 5

A EB1 Belas 5, apesar de não ter a sua biblioteca na Rede de Bibliotecas Escolares, por falta de um espaço adequado, tem o seu fundo documental totalmente catalogado, classificado e indexado.

A coleção é um pouco antiga e desequilibrada no que diz respeito ao número de documentos não livro, mas tem uma dimensão muito boa para esta pequena escola de 4 turmas - 23 documentos por aluno.

Ao longo deste ano a coleção registou um crescimento de 12%, recebendo 219 novos documentos, quase todos provenientes de doações à escola e ao CRE Galopim de Carvalho.


Hora de balanço... JI Serra da Silveira


O fundo documental do JI da Serra da Silveira está a ser agora tratado, pelo que os dados apresentados são parciais (cerca de 50% da coleção). Apenas foi catalogado, classificado e indexado material livro.

Chegou a hora do balanço... Pego Longo


A Biblioteca da EB1/JI do Pego Longo, que faz parte da Rede de Bibliotecas Escolares, tem uma coleção documental muito boa.

A coleção é composta por 2693 documentos totalmente catalogados, classificados e indexados.

Este ano a coleção foi enriquecida com 255 novos documentos, na sua maioria provenientes de doações ao CRE Galopim de Carvalho.


Se sobre a coleção temos boas notícias, o mesmo não se passa com a sua utilização.

A Biblioteca foi utilizada apenas 26 vezes durante o primeiro período, correspondendo a um total de 24 blocos de 45 minutos.

O número de utentes foi de 491, contra 2084 em igual período do ano passado e o empréstimo domiciliário baixou de 542 para 132 documentos, sendo que apenas as turmas do 1.º Ano registaram empréstimos.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

É Natal...

Os sinos tocam,          
As luzes brilham,
É o Natal
A chegar à nossa porta!

Éeee Natal,
Vamos fazer rir de alegria,
Porque é tempo de amar e sonhar,
Brincar, partilhar
E oferecer, sem contar, Magia!
É o dia em que festejamos
O amor e a paz
Com muita alegria.

Há anjinhos lá no céu,
Soam guizos pelo ar,
Vão deitando pó de estrelas
Para enfeitar os corações

Com bonitas canções!
O nosso Natal vai começar,
As prendas vamos abrir
E a seguir vamos curtir…

Eu vou olhar para o céu
E ver as estrelas no ar.
É o Natal a chegar
Vamos comemorar!

Porque é Natal
Vamos fazer rir de alegria
Porque é tempo de amar e sonhar,
Brincar, partilhar

E oferecer, sem contar,
Magia.

5.º E

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!

Natal… Na província neva.
Nos lares aconchegados,
Um sentimento conserva
Os sentimentos passados.

Coração oposto ao mundo,
Como a família é verdade !
Meu pensamento é profundo,
Estou só e sonho saudade.

E como é branca de graça
A paisagem que não sei,
Vista de trás da vidraça
Do lar que nunca terei !

Fernando Pessoa

domingo, 23 de dezembro de 2012

Monitores em tempo de avaliação...



Tal como já é tradição o último dia de aulas foi dedicado aos alunos monitores do CRE.

O dia era longo e a manhã foi preenchida com a avaliação do trabalho realizado e com alguns ensaios para a festa da tarde.


Começando por fazer um balanço do trabalho realizado ao longo do período, a professora Fátima Rocha deu os parabéns aos 48 monitores presentes pelo seu empenho e dedicação ao CRE.




O primeiro período de 2012-2013 bateu recordes em muitos aspetos:
  • foi o período com mais monitores desde que existe o projeto - 51
  • foi o período em que o trabalho dos monitores cobriu o maior horário - só 4 blocos de 45 min. não têm monitor
  • foi o período com maior número de horas de trabalho de sempre - 1310 blocos de 45 min.
  • foi o período com maior índice de assiduidade - 96%

Depois deste balanço passou-se à avaliação individual de cada um dos monitores.
Esta avaliação teve em conta a auto-avaliação realizada por cada monitor na semana anterior e foi expressa pela avaliação qualitativa dos seguintes parâmetros: a assiduidade, o cumprimento das tarfas de monitor, o apoio dados aos colegas e a autonomia.

As avaliações foram muito boas como indica o elevado número de menções Excelente e Satisfaz Bastante. Estas avaliações foram entregues aos diretores de turma para registo nas filhas de avaliação do 1.º período de cada aluno.


Finda a avaliação, o resto da manhã foi dedicada a ensaios para a festa da tarde. Não é todos os dias que se comemora o 10.º aniversário de um projeto de voluntariado.
Mas dessa falaremos depois!

sábado, 22 de dezembro de 2012

Newton voltou a ler... com o 5.º A

 
O projeto Newton gostava de ler voltou para mais uma aula com o 5.º A.
Desta vez a história era um pouco arrepiante - metia mortos, minhocas e vermes de toda a espécie e com direito a aula prática de caça ao bicho!

Depois de ouvirem a professora Patrícia Teixeira ler a história Há um cabelo na minha terra de Gary Larson (um livro a não perder), os alunos aprenderam a classificar os bichinhos da manta morta com a ajuda dos técnicos do Centro Ciência Viva de Sintra.
Veio então a parte nojenta - catar bichinhos no meio da manta morta apanhada na horta da escola.

Ficámos a saber que o nosso quintal está cheio de aranhas, bichos-de-conta, larvas, minhocas, bichas-cadelas, marias-café, formigas e muitos outros animais que nos passam despercebidos.

Se apanhá-los com a pinça já era uma aventura, então vê-los ampliados ao microscópio foi verdadeiramente sensação... ver os pelos das patas da aranha, a viscosidade da minhoca e as múltiplas patas do bicho de conta foi o momento alto da aula.

Como era a última aula antes das férias do Natal e não podia estar presente, a professora de ciências deixou alguns presentes para os alunos. Coube à professora de Matemática fazer a distribuição e desejar a todos boas férias.


O Newton volta em janeiro com uma nova experiência!

Menu Kids

Ao longo do período o CRE proporcinou às salas de JI um Menu Kids sobre a obra de Luísa Ducla Soares "Os ovos misteriosos".
O menu consistia numa sucessão de 12 jogos sobre a obra a realizar com os alunos na sala de JI após a leitura e exploração da história pela educadora.

Participaram neste Menu 12 dos grupos de JI do Agrupamento: JI Belas 1; Salas 1 e 2 do JI Serra da Silveira; Salas 1 e 2 do JI Belas 3; Salas 1 e 2 do JI Mário Cunha Brito; Salas 1 e 2 do JI Pego Longo e Salas 1, 2 e 3 do JI do Pendão.



 


No próximo período o tema do Menu Kids será o sono, no âmbito do projeto



Visita dos alunos do 6.º Ano de EMRC à ESPAN

Os alunos de EMRC do 6.º Ano visitaram a escola sede ES Pe Alberto Neto para apreciar a exposição de presépios realizada ba Biblioteca.
Dois monitores do CRE, que estavam no grupo, prepararam uma reportagem da visita...


...fomos visitar uma exposição de presépios que cada professor trouxe e esta é a reportagem de como foi a visita e como é a biblioteca.
Na biblioteca existem mais de 12.000 documentos e cerca de 200 são filmes mas não existem leitores de DVD`S nem de música.
Nesta biblioteca as coisas são um pouco diferentes da nossa e os métodos de trabalho também. No registo, para entrar no computador escrevem em papel, porque ainda estão à espera de um sistema online para conseguir registar as entradas. Para jogar no computador, temos primeiro que ler 1 livro durante 30 minutos, mas claro que quem vai fazer um trabalho tem prioridade. Nos intervalos, os alunos também podem usufruir da biblioteca, mas esta ainda não tem alunos monitores que auxiliam como no nosso CRE, mas provavelmente em Fevereiro irão colocá-los.
Tal como na nossa biblioteca existem alguns concursos e desafios escolares. No blogue da escola existe um catálogo como o nosso, mas ainda não está ligado.

A Escola é grande, logo à entrada há um átrio e é aí que fica a direção que fomos visitar a meio da manhã. Fomos recebidos pelo diretor, o Dr. Brazão e demos-lhe um presente.
Quase no final da visita fomos beber um sumo e comer um delicioso bolo de canela.
Adorámos esta visita foi muito divertida e interessante para o futuro!




Atividades de Natal

Chegou a quadra natalícia e cada escola preparou e festejou a chegada do Natal.
Dos postais, árvores de Natal, presépios, prendas e festas aqui ficam algumas imagens do que se passou nos últimos dias de aulas.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Visita dos alunos de EMRC à ESPAN

Os alunos do 8.º e 9.º Ano de EMRC, aproveitando a quadra natalícia, foram à escola sede de Agrupamento - Escola Secundária Pe Alberto Neto - assistir a um filme e visitar uma exposição de presépios.



Atividades da turma do 1.º A de Belas 1

O 1.º A de Belas um teve um primeiro período bem preenchido.
Para além das atividades com o CRE assinalou o Dia Mundial da Música, o Dia mundial da Alimentação e festejou a bandeira Eco-escolas com a plantação de uma árvore no recreio da escola.
Aqui ficam algumas imagens.


Lagartinhas comilonas em Belas 3


As duas salas de JI de Belas 3 criaram cartazes a partir da história A lagartinha muito comilona...

 

A galinha ruiva

A turma do 2.º A da EB1/JI Belas 3 leu a história da Galinha ruiva e fez um cartaz.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Novidades de dezembro


Do que entrou em dezembro na coleção do CRE, resultante de ofertas, destacamos:
  •   Dossier - PLANTAS, ARVORES, FLORESTAS
  • A sombra do Templário / Núria Masot. - [s.l.] : Dom Quixote, 2007
  • As madonas de Leninegrado / Debra Dean ; trad. Helena Lopes. - Porto : Civilização, 2006
  • A verdade da guerra : da subjectividade, do jornalismo e da guerra / José Rodrigues dos Santos. - 2.ª ed. - Lisboa : Gradiva, 2002
  • Cada homem é uma raça / Mia Couto. - 7.ª ed. - Lisboa : Caminho, 1990
  • Contos do nascer da terra / Mia Couto. - 2.ª ed. - Lisboa : Caminho, 1997
  • Faísca conta a sua história / Ilse Losa ; il. Manuela Bacelar. - : Livros Horizonte, 1979
  • Poemas da bicharada / João Manuel Ribeiro ; il. Sónia Borges. - 1.ª ed. - Lisboa : Terramar, 2008
  • Sintra: paisagem cultura e património... / Sandra Meireles Silva. - Penamacor : Héstia, 2009
  • Janelas para o mundo / PSI - Markting e Design. - Covilhã : PSI - Markting e Design, 1993
  • Heróis à moda de Lisboa / Ana Saragoça... [et al]. - 1.ª ed. - Lisboa : Lugar da palavra, 2010
  • Árvores da cidade de Montijo / Câmara Municipal do Montijo. - Montijo : Câmara Municipal do Montijo, 2002
  • O baile dos deuses / Nora roberts ; trad. Maria João Costa. - 1.ª ed. - Parede : Chá das Cinco, 2012 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Quem sabe mais sobre... Todos no sofá

A turma do 1.º A da EB1 Belas 1 jogou o Quem sabe mais sobre... Todos no sofá.
Foram 12 provas divertidas em que os alunos mostraram o que sabiam do livro que tinham trabalhado no âmbito de PNL.
E sabiam muito!

Pepe e o limão

Os alunos do 1.º B da EB1/JI do Pendão criaram um conto a que deram o nome Pepe e o limão.

Dez dedos dez segredos



Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias. Às vezes a mão direita começava uma e a mão esquerda acabava outra. Outras vezes era precisamente o contrário...





A turma do 1.º B da EB1/JI Mário Cunha Brito trabalhou o livro de Maria Alberta Meneres "Dez dedos Dez segredos" e aqui ficam algumas imagens do que produziram.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Uma notícia que vale a pena!



Portugal está entre os 19 países que conseguiram melhores resultados no Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS), um estudo internacional que avaliou as capacidades de leitura dos alunos do 4.º ano de 49 países.

Os alunos portugueses obtiveram 541 pontos nos testes PIRLS, acima dos 500 que fazem a média dos países participantes, mas longe dos que obtiveram os melhores resultados: Hong Kong (571), Federação Russa (568), Finlândia (568) e Singapura (567).
 
Ainda assim, Portugal conseguiu a mesma pontuação que Itália (541), Alemanha (541) e Israel (541).
De todos os que participaram, os piores foram os alunos marroquinos, que não foram além dos 310 pontos.
 
Em quase todos os países do estudo, as raparigas apresentaram resultados melhores do que os rapazes, ficando em média 16 pontos à frente.
 
Em Portugal a tendência manteve-se, mas a prestação feminina só superou a masculina em 14 pontos – um valor considerado estatisticamente significativo.
 
Colômbia, Itália, França, Espanha e Israel são países onde o sexo não determina de forma relevante os resultados na leitura.
 
O PIRLS avaliou duas finalidades de leitura: a literária e a leitura feita com o objectivo de adquirir e utilizar informação. Estas finalidades foram avaliadas, tendo em conta os principais processos de compreensão da leitura, isto é, reter e fazer inferências directas e interpretar e integrar e avaliar.
Em Portugal 9% dos alunos do 4.º ano atingiram o nível avançado e 47% atingiram, pelo menos, o nível elevado.
 
No entanto, os valores são diferentes de acordo com o tipo de leitura feita. Quando a finalidade era informativa, os portugueses apresentaram uma pontuação acima da média nacional (544). Mas os resultados pioram quando se trata de leitura literária, ficando os portugueses com 538 pontos, abaixo do seu desempenho global.
 
O relatório da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) divulgado esta terça-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) aponta o que considera serem os caminhos para o sucesso.
  
Segundo a IEA, o contacto precoce na infância com experiências facilitadoras da aprendizagem da leitura quer em casa quer na educação pré-escolar e «os recursos de aprendizagem disponíveis em casa, a habilitação académica e a ocupação dos pais» têm efeitos no desempenho dos alunos.
Mas não é só: «um ambiente escolar disciplinado e seguro e um corpo docente motivado e qualificado» são também vistos como um dos ingredientes necessários para atingir bons resultados.

(Notícia publicada na jornal Sol por Margarida Davim em 11 de Dezembro)

A página do 1.º B da EB1/JI do Pendão


O professor Francisco Beato e a turma do 1.º B da EB1/JI do Pendão têm uma página web onde vão mostrando os seus trabalhos.
Vale a pena dar uma olhada!

 http://turma1b.weebly.com/



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Convite!

 

Aqui fica o convite a todos os monitores que já passaram pelo CRE ao longo destes 10 anos de existência so projeto.

Passem pelo CRE na próxima sexta-feira às 15h.
Vamos fazer uma festa!

Aqueles que não puderem juntar-se a nós mandem notícias.
Onde andará a nossa primeira equipa de monitores?

1.º Seminário de professores bibliotecários do Montijo



Decorreu ontem o 1.º Seminário de professores bibliotecários do Montijo e o CRE foi uma das entidades convidadas.

Partindo do tema "À busca de novos caminhos da Biblioteca Escolar" a professora Fátima Rocha apresentou o percurso feito pelo CRE ao longo da sua história e, em especial, o caminho de trabalho em parceria com os docentes que tem vindo a desenvolver nos últimos três anos com o programa CRE à la carte e, mais recentemente, com os projetos Sintra e-conteúdosNewton gostava de ler.

    

domingo, 9 de dezembro de 2012

Atelier de Natal


O CRE vai realizar um atelier de postais de Natal de 10 a 13 de dezembro.

Trás a tua imaginação e a mensagem que queres enviar àqueles de quem gostas e vem criar o teu postal.

À tua espera tens cartões, papel, cola, tesouras...

sábado, 8 de dezembro de 2012

Feira do livro usado

O CRE e o grupo de Língua Portuguesa do 2.º ciclo vão realizar, durante a próxima semana, uma feira do livro usado.

A feira vai decorrer nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro, sendo que os dois primeiros dias se destinam a troca direta de livros e o terceiro dia à venda dos livros que restarem.

Trás um livro que já leste e troca-o por outro, ou trás livros de que já não necessites e oferece ao CRE para que sejam vendidos na feira.


Quem sabe mais sobre... A princesa da chuva

A turma do 2.ºA de Belas 2 e a turma do 2.º A de Belas 3 realizaram o desafio "Quem sabe mais sobre..." tendo por base o livro A princesa da chuva de Luísa Ducla Soares.
Depois de estudar a obra as turmas realizaram um conjunto de 10 provas bem renhidas.
Aqui fica a reportagem fotográfica.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia internacional das pessoas com deficiência

Assinalamos hoje o Dia internacional das pessoas com deficiência. O dia que nos recorda que não faz mal ser diferente e que todos podemos construir um mundo melhor.

Aproveitamos esta data para recordar a todos o filme realizado no passado por algumas turmas num projeto desenvolvido nas aulas de EVT.





 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Visita das turmas do 2.º Ano do Pendão

As 4 turmas do 2.º Ano da EB1/JI do Pendão vieram passar um dia no CRE.
No âmbito da realização do Menu Juvenil 1 - Conhecer a Biblioteca, alunos e professores deslocaram-se ao CRE onde realizaram as atividades previstas no Menu e aproveitaram para visitar alguns sites livros digitais.
Este Menu têm como objetivo principal o conhecimento da biblioteca (missão e modo de funcionamento) e proporciona aos alunos uma visita guiada ao espaço físico e documental da Biblioteca.


Quem sabe mais sobre... Todos no sofá

Os alunos do 1.º B da EB Mário Cunha Brito trabalhou a obra "Todos no sofá" de Luísa Ducla Soares e aproveitou para realizar o desafio "Quem sabe mais sobre..." entre dois grupos da turma.

O jogo teve 12 provas e pôs à prova os conhecimentos dos alunos sobre a obra.
Aqui ficam algumas imagens...