sábado, 22 de dezembro de 2012

Newton voltou a ler... com o 5.º A

 
O projeto Newton gostava de ler voltou para mais uma aula com o 5.º A.
Desta vez a história era um pouco arrepiante - metia mortos, minhocas e vermes de toda a espécie e com direito a aula prática de caça ao bicho!

Depois de ouvirem a professora Patrícia Teixeira ler a história Há um cabelo na minha terra de Gary Larson (um livro a não perder), os alunos aprenderam a classificar os bichinhos da manta morta com a ajuda dos técnicos do Centro Ciência Viva de Sintra.
Veio então a parte nojenta - catar bichinhos no meio da manta morta apanhada na horta da escola.

Ficámos a saber que o nosso quintal está cheio de aranhas, bichos-de-conta, larvas, minhocas, bichas-cadelas, marias-café, formigas e muitos outros animais que nos passam despercebidos.

Se apanhá-los com a pinça já era uma aventura, então vê-los ampliados ao microscópio foi verdadeiramente sensação... ver os pelos das patas da aranha, a viscosidade da minhoca e as múltiplas patas do bicho de conta foi o momento alto da aula.

Como era a última aula antes das férias do Natal e não podia estar presente, a professora de ciências deixou alguns presentes para os alunos. Coube à professora de Matemática fazer a distribuição e desejar a todos boas férias.


O Newton volta em janeiro com uma nova experiência!

Sem comentários:

Enviar um comentário