sábado, 16 de março de 2013

Mira-Lata apresenta-se...

A Bibliotecas Municipal de Sintra - Polo de Queluz convidou as turmas do 7.º Ano para  uma ação de sensibilização para o problema dos maus tratos e abandono dos animais.

A ação foi dinamizada pelo Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra e veio, através da leitura e outras atividades, alertar os adolescentes para a necessidade e importância de respeitarmos os direitos dos animais, em particular os abandonados e vítimas de maus tratos. “O desenvolvimento de uma nação pode ser aferido pela forma como trata os seus animais”, uma frase de Gandhi que em Portugal ainda tem muito que trilhar, logo, é imperioso começar pelos mais novos, à semelhança do que tem sido feito com as questões ambientais.
As ações giram em torno do livro “Mira-Lata”, livro que foi concebido por uma causa, ajudar os animais abandonados e acolhidos pelo Núcleo de Apoio A Animais Abandonados de Sintra - NAAAS.

Trata-se de um livro com dois contos originais escritos por Gil Duarte, ilustrado por Ana Cristina Marques que guiaram os alunos na descoberta do amor e respeito pelos animais.

Realizaram-se duas sessões uma para o 7.º A e 7.º B, no CRE, e outra para o 7.º C e 7.º D na Biblioteca Municipal Ruy Belo.  Em ambas as sessões os alunos foram acompanhados pelas professoras de Português.

Após a apresentação do escritor e da ilustradora e partindo do desenho do cão mais feio que conseguiam imaginar, os alunos iniciaram uma relação com o animal começando por lhe dar um nome e indicando algumas carateristicas que apreciavam nele. No final, o bicho passou a amigo digno de todo o cuidado e respeito.

No final alguns alunos foram convidados a encenar uma pequena peça de teatro em volta de um cão que estava a precisar de ser salvo dos maus-tratos de um homem muito mau.

Aqui ficam algumas imagens...

1 comentário:

  1. A sensibilização dos mais novos para esta realidade é muito importante para a questão, no final de contas os animais são os nossos melhores amigos.

    ResponderEliminar