O CRE tem novos livros para os professores na área da promoção, avaliação e reflexão sobre a leitura:
Aprender a ler a avaliar a leitura
Livro centrado na aprendizagem da leitura e nas dificuldades que podem surgir no processo. Depois de apresentar uma revisão da investigação científica sobre a aprendizagem da leitura e uma revisão dos modelos explicativos da dislexia de desenvolvimento, enquadrando os défices revelados pelas crianças disléxicas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, apresenta o TIL, um Teste de Idade de Leitura, que pode contribuir para uma triagem de crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura.
Formar leitores – das teorias à prática
Livro sobre livros, leituras e de formação de leitores que analisa propostas práticas consideradas relevantes para a constituição de um projeto pessoal de leitura em diferentes contextos.
A leitura em voz alta
Georges Jean analisa, neste livro, a forma como a leitura em voz alta dominou historicamente durante muitos séculos e identifica as condições nas quais as crianças, os adolescentes e também os adultos podem tirar proveito deste tipo de leitura. O autor demonstra como esta forma de leitura cria novos leitures.
Oficina de Leitura Destinada ao 2º e 3º Ciclos
Contendo mais de 70 fichas de trabalho, esta obra aborda as tipologias textuais dos novos Programas.
Sem comentários:
Enviar um comentário