Para assinalar a Semana da Internet + Segura lançamos um
questionário aos alunos sobre os seus hábitos de utilização da internet e o que
conhecem sobre segurança neste domínio.
Hábitos de utilização
da internet
Os a 273 alunos que preencheram o questionário (todos do 3.º
ciclo do Ensino Básico) vêm à Biblioteca sobretudo para usar os dispositivos de
acesso à internet. Mesmo assim é também elevado número dos que vêm
estudar e fazer TPC.
Estudar e fazer TPC - 45%
Jogar e navegar na internet - 61%
Jogar jogos de mesa - 25%
Ver filmes DVD - 14%
Ouvir música - 139%
Outro - 18%
Aproximadamente metade dos alunos acede à internet mais de
10 vezes por dia e apenas cerca de 3% não acede diariamente.
Mais de 10 vezes por dia - 48%
Entre cinco e dez vezes por dia - 18%
Entre duas a quatro vezes por dia - 20%
Uma vez por dia - 12%
Menos de uma vez por dia - 3%
A utilização da internet para a realização de trabalhos
escolares tem vindo a aumentar sendo que mais de metade dos alunos a utilizam
várias vezes por semana.
Todos os dias - 3%
Quase todos os dias - 22%
Uma a duas vezes por semana - 39%
Menos de uma vez por semana -
36%
Questionados sobre a utilização da internet no espaço do
CRE, a percentagem mais elevada diz respeito aos que acedem a redes sociais e
jogam, sendo a pesquisa de informação a terceira mais apontada logo seguida do
visionamento de filmes no Youtube.
Jogar - 59%
Aceder às redes sociais (Facebook...) 64%
Ver filmes (Youtube...) -
36%
Consultar o email - 29%
Procurar informação - 38%
Participar nos desafios do CRE - 9%
Outro - 8%
Conhecimentos sobre
segurança na internet
Os alunos conhecem as redes sociais listadas com especial
destaque para o Facebook, YouTube, Instagram e WhatsApp.
Instagram - 94%
Linkedlin - 12%
MySpace - 32%
Twitter - 91%
WhatsApp - 92%
Google+ - 80%
YouTube - 92%
Facebook - 92%
Instagram - 66%
Linkedlin - 2%
MySpace - 4%
Twitter - 54%
WhatsApp - 72%
Google+ - 56%
YouTube - 75%
Quanto aos dados que os alunos estão conscientes de
disponibilizar online destacam-se a foto de rosto, foto de corpo inteiro, nome
da escola que frequentam e clube de futebol de que são adeptos.
A maioria dos alunos acha que não é possível descobrir o seu
número de telefone, morada ou dados sobre os familiares, isto embora tenham
conta de Facebook e de WhatsApp?!!!
Relativamente aos diferentes perigos a percentagem de alunos
que afirma conhecê-los bem é a seguinte:
Controlo da informação – 70%
Publicidade dissimulada – 57%
Manipulação de imagem – 70%
Cyberbullying - 70%
Vírus – 87%
Phishing – 40%
Falsas identidades – 75%
Roubo de identidade – 73%
Os alunos apenas admitem não conhecer bem o Phishing, mas
durante as sessões revelaram sério desconhecimento da forma como é controlada a
informação, sobre os diferentes tipos de publicidade dissimulada, sobre os
diferentes efeitos dos vírus nas redes sociais e sobre os perigos do roubo de
identidade.
Quando questionados sobre até que ponto consideravam muito perigosos
estes riscos as respostas colocam-nos pela seguinte ordem:
Roubo de identidade – 100%
Vírus – 98%
Cyberbullying – 96%
Falsas identidades – 94%
Manipulação de imagem – 80%
Controlo da informação – 65%
Phishing – 63%
Publicidade dissimulada – 60%
Sem comentários:
Enviar um comentário