terça-feira, 15 de setembro de 2020

A nova batalha de Carenque




A Batalha pela defesa da preservação das Pegadas de Carenque voltou às notícias graças à intervenção do nosso patrono, o Professor Galopim de Carvalho.

Aqui fica o texto que o professor escreveu para o Jornal de Sintra:

"Está em causa um crime contra um importante património natural que, por proposta minha, foi classificado oficialmente como Monumento Natural, em 1987 (Decreto nº 19/97, de 5 de Maio). E esse crime é o total abandono da jazida com pegadas de dinossáurios de Pego Longo (Carenque) ao longo destes quase vinte anos, por parte dos responsáveis, por lei, em protegê-la, não obstante as muitas insistências que foram feitas, quer direta e pessoalmente, quer através da comunicação social. 

Diz o Artigo 7º, do mesmo Decreto, que cabe ao Instituto de Conservação da Natureza “e das Florestas” e à Câmara Municipal de Sintra a fiscalização e, portanto, a proteção deste Monumento Natural.

É necessário e urgente travar a degradação e destruição, em curso, da laje que contém as pegadas, protegendo eficazmente o que resta da jazida, na espera de melhores dias, em que possa ter lugar a concretização do Museu e Centro de Interpretação, cujo projeto, aprovado em 2001 pela Câmara Municipal de Sintra, continua perdido numa qualquer gaveta desta Autarquia."

Sem comentários:

Enviar um comentário