segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Fórum 20 anos RBE... Monitores do CRE ao serviço!


Criada em 1996, por despacho conjunto entre o Ministério de Educação e da Cultura, a rede escolar portuguesa conta já com 2426 bibliotecas, em escolas de todas as tipologias e níveis de ensino.

Para comemorar os 20 anos da existência da rede de Bibliotecas Escolares, o Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Calouste Gulbenkian, realizou um fórum no dia 14 de Outubro, que contou com a presença de, entre outros oradores, Ismail Serageldin, Diretor da mítica Biblioteca de Alexandria.

Foi um dia de memórias e de projeção para o futuro. Recordaram-se os que começaram este caminho e apontaram-se novas experiências e projetos para os percursos das Bibliotecas Escolares nos próximos anos.

Os monitores do CRE foram chamados a participar neste último campo – mostrar como utilizar novos dispositivos (com aplicações em iPad para as leitura e trabalho curricular nas várias disciplinas) e apontar novos projetos (numa antiga carrinha das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Gulbenkian).

Os monitores mais experientes dedicaram-se aos dispositivos móveis orientados pelo professor Pedro Ucha e os mais novos cuidaram da carrinha apoiados pela Dna. Teresa.

Ao longo do dia foram muitos os participantes do fórum que passaram pelas mesas do átrio central e contactaram com aplicações digitais em vários domínios e puderam experimentar criar filmes, músicas, textos e ilustrações, fazer jogos matemáticos, descobrir conteúdos científicos, trabalhar competências específicas com alunos do ensino especial…

Lá fora, na carrinha, para além dos participantes do fórum, passaram muitos turistas e visitantes da Fundação que aproveitaram para conhecer alguns projetos em curso em parceria com diferentes instituições e cobrindo as mesmas áreas que os iPads demonstravam no interior.

O momento alto do dia foram as duas visitas da tarde: o presidente da República, Marcelo Ribeiro de Sousa e o comediante Ricardo Araújo Pereira. Que pela iniciativa dos monitores visitaram a carrinha itinerante.

O entusiasmo, competência e dedicação dos Monitores do CRE grandeou a admiração de todos, um agradecimento pessoal da diretora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, e um pedido do Presidente da República para visitar a nossa escola.

Aqui ficam mais algumas imagens do dia…




Sem comentários:

Enviar um comentário