terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ecos do FOLIO 2016



Realizou-se em Óbidos a segunda edição do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos, organizado pelo Município de Óbidos e que este ano celebrou a Utopia de Thomas More.

Entre o grande leque de convidados destacamos o Nobel da Literatura V.S.Naipaul e Salman Rushdie e autores portugueses como Miguel Sousa Tavares e Afonso Cruz.

No âmbito do FOLIO EDUCA – onde se combina educação, literatura e literacia, o festival contou com um grupo especial - As TECLAROFA, ou seja, Teresa Saborida, Cláudia Almendra, Rosário Silva e a nossa professora bibliotecária Fátima Pina.


Numa oficina de escrita criativa - Escritas na Adega: escrever direito por linhas tortas - realizaram várias atividades de escrita criativa que podem ser replicadas em ambiente escolar.


Tudo começou com uma NOVELOTECA, da autoria de Ana Madureira, convidada da equipa, em que ao ritmo da dobagem de uma meada, duas pessoas se descobrem mutuamente numa conversa informal com a intimidade que uma atividade tão próxima e simples ajuda a criar. Finda a dobagem cada um expressa num pequeno "livro" o que descobriu acerca do outros. Todas as formas de registo são permitidas: escrita, ilustração...

    


A proposta seguinte teve por base a livraria. POESIA DE LOMBADAS é algo que só se pode realizar num espaço cheio de livros, em que passando pelas estantes se vão recolhendo livros para depois montar poemas.


Numa oficina de escrita criativa estava a faltar a narrativa que entrou através da história fictícia da Dna Ermelinda, antiga dona da Adega e que foi assassinada por um amante por se recusar a indicar onde escondera um suposto tesouro. Claro que as TECLAROFA descobriram o tesouro dentro do lagar e, espanto, eram 5 os tesouros, um para cada grupo. Assim, cada grupo recebeu um tesouro recheado de objetos antigos da Dna Ermelinda. Não se tratava de ouro, mas sim de verdadeiras jóias do passado, as suas recordações de viagens, objetos privados, memórias de tempos felizes e não só.
Cada caixa um sentido: coisas para cheirar, coisas para ver, coisas para sentir, coisas para ouvir, e com maior sucesso, coisas para provar.
Surpresa, no fundo da caixa um objeto de escrita - estamos numa oficina de escrita - um iPad.
Desta atividade surgiram textos fantásticos...



   

A encerrar a sessão, um olhar para o futuro, um bilhete para a utopia, uma viagem de um ano, que expectativas... Aqui cada um descreveu o seu sonho utópico, o que gostaria de alcançar nesta viagem de um ano no comboio da utopia!


Só faltava uma coisa. Descobrir o mistério das TECLAROFA, a origem do seu nome... e a vencedora ganhou uma garrafa de vinho tintu rótulo exclusivo.


E a equipa chegou ao fim...




1 comentário:

  1. Um belo contributo para o Seminário Internacional! https://folio2016.sched.org/overview/type/FOLIO+EDUCA+%7C+SEMIN%C3%81RIO+INTERNACIONAL

    ResponderEliminar