terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Encontro Nacional Tabletes na Educação


 
Sob o lema “A Educação móvel”, o Encontro Nacional “Tablets na Educação 2015” realizou-se na Universidade de Aveiro e teve como objetivos a promoção do debate e partilha de informação sobre a utilização de tablets e outros dispositivos móveis em educação e realizar um balanço de projetos-piloto que, atualmente, estão a ser desenvolvidos em Portugal e na Europa.

A nossa escola marcou presença neste encontro com a apresentação do poster que se segue sobre o nosso projeto com tabletes.




Sintra e-Conteúdos

O projecto Sintra e-Conteúdos nasceu da parceria entre as Bibliotecas Escolares das escolas EB Prof. Galopim de Carvalho (Queluz) e a EB Pe Alberto Neto (Rio de Mouro) e, depois de ter vencido uma candidatura Ideias com Mérito da RBE, começou a ser implementado no ano letivo de 2011/12.

O projeto tem como objetivos a introdução de novos ecrãs no processo de ensino aprendizagem visando a promoção da qualidade de ensino, o desenvolvimento de competência em literacia digital e da informação, a criação e manutenção de hábitos de leitura, o incentivo ao trabalho colaborativo e a produção de recursos digitais.

Através da formação em cadeia de professores e alunos, da planificação e lecionação de unidades letivas em parceria, de atividades de âmbito mais alargado a nível de escola e da sua utilização livre na BE os IPAD têm promovido a participação dos alunos e professores num processo de ensino motivador.

Ao longo dos anos o projeto tem vindo a ser alargado às diferentes escolas do Agrupamento e aos diferentes níveis de ensino. No presente ano letivo está a decorrer um projeto experimental de utilização destes dispositivos no trabalho com crianças do Ensino Especial.

Autores: Fátima Rocha e Pedro Ucha

  

Sem comentários:

Enviar um comentário