quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Concurso Nacional de Leitura 2915



Já temos trabalho para os nossos finalistas deste ano.

Os livros selecionados são:

Um crime no expresso do Oriente
A bordo do comboio do Expresso do Oriente acontece um crime…um homem é encontrado morto. E dado a um nevão, o comboio fica retido e será neste cenário que Poirot terá oportunidade de conhecer e interrogar todos os passageiros que estão no Expresso do Oriente. Graças ao nevão, Poirot sabe que ninguém saiu ou entrou no Expresso do Oriente por isso só os seus passageiros é que são suspeitos.
Aparentemente trata-se de um crime de fácil resolução mas aos poucos Poirot vai-se apercebendo que os passageiros do Expresso do Oriente têm algo a esconder...

O princípio da noite
É um romance com sete adolescentes, cujo mundo está na iminência de desabar. Sete adolescentes, múltiplos laços. Nem todos perduram. Mesmo as amizades que pareciam inquebráveis se desfazem. As acções das personagens Artur, Vera, Sara, Fran, Cátia, Mónica e Teo são condicionadas pelos pensamentos, palavras, actos e omissões umas das outras.
Trata-se de uma narrativa que não hesita em ligar-se ao mundo actual, abordando temas de grande actualidade, como o da imigração, sobretudo dos mais desfavorecidos.
O autor segue o registo a que já nos habituou, apresentando um olhar ao mesmo tempo atento e intenso sobre a natureza humana.
É sobretudo um romance sobre a beleza que pode iluminar o mundo e que atrai o perigo como um precipício na noite.

E a prova distrital vai realizar-se no dia 8 de Abril na Biblioteca Municipal da Lourinhã. Os nossos campeões vão acompanhar mais 27 alunos do concelho de Sintra.

Sem comentários:

Enviar um comentário