terça-feira, 15 de outubro de 2013

Começou mais uma... Viagem pelos livros!

Começou hoje mais uma Viagem pelos livros. Trata-se de um desafio entre turmas cujo objetivo é promover a leitura autónoma.

Participam neste desafio todas as turmas do 1.º ciclo da EB1/JI Pego Longo e da EB1/JI Queluz 2 e algumas de outras escolas. Também participam todas as turmas do 2.º e 3.º ciclos da EB23 Prof. Galopim de Carvalho e ES Pe Alberto Neto.

Cada turma tem um passaporte de leitura em que é colado um autocolante por cada livro lido por um aluno da turma. Esse autocolante indica o nome do aluno que leu o livro.

No primeiro ciclo, o desafio segue um regulamento próprio que estabelece as modalidades de trabalho a apresentar pelos alunos para obterem o autocolante. Nos segundo e terceiro ciclo o desafio passa pela celebração de um contrato de leitura entre os alunos da turma, o professor de Português e o professor bibliotecário. Para ganharem o autocolante, os alunos têm de provar ao docente de Português que leram o livro, como estipulado no contrato, e entregar no CRE / BE uma ficha assinada pelo professor.

Para esta viagem o CRE preparou uma série de materiais:
- Passaportes de leitura e respetivos autocolantes
- Regulamento da viagem para o 1.º ciclo
- Contrato de leitura para o 2.º e 3.º ciclos
- Listagens de livros recomendados e que existem nas Bibliotecas do Agrupamento para 5.º Ano, 6.º Ano e 3.º ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário