domingo, 7 de abril de 2013

Newton gostava de ler - Módulo 1


O projeto Newton gostava de ler em curso desde Novembro propõe-se aliar a leitura à ciência no espaço da Biblioteca Escolar.

 O 5.º A é a turma-piloto deste projeto e já realizou 4 das 7 sessões de leitura e experimentação previstas para este ano letivo.

Entretanto, o Módulo 1 que envolve a construção de uma lâmpada de gelo, foi replicado com mais 31 turmas: 4 salas de JI, 22 turmas de 1.º ciclo, 1 turma de 2.º ciclo e 4 turmas de 3.º ciclo. Para além da EB 23 prof Galopim de Carvalho, as turmas envolvidas eram da EB1 Belas 1, EB1/JI Belas 3, EB1/JI Mário Cunha Brito e EV1/JI Queluz 2.

Nas sessões com o 2.º e 3.º ciclo a obra apresentada foi Os mistérios de Casimiro, mas com o 1.º ciclo e o pré-escolar optou-se por usar A Bruxa Mimi no Inverno – partindo daí para a construção das lâmpadas de gelo.

Com mais conhecimentos científicos ou menos, conforme os ciclos de ensino, a verdade é que todas as turmas construíram as suas lâmpadas de gelo e foram surpreendidas pelo efeito de reflexão interna da luz dentro do gelo.

Aqui ficam imagens das várias sessões.


Sem comentários:

Enviar um comentário