segunda-feira, 11 de março de 2013

Semana da leitura arranca hoje!



 



Arrancou hoje a Semana da leitura 2013!

Este é o nosso cartaz para 2013 e foi elaborado pela professora Lubélia.

Tal como em anos anteriores, a Semana da leitura é assinalada em simuntâneo em todos os estabelecimentos de ensino ligados ao CRE Galopim de Carvalho e implicam atividades comuns a todas as turmas e salas de JI.

Aqui ficam alguns dos eventos do programa.



Todas as aulas vão ser interrompidas para momentos de leitura a cargo de convidados. Cada convidado, acompanhado por um membro da equipa do CRE ou alguém nomeado para o efeito (conforme o calendário de cada estabelecimento de ensino) vai à sala de aula ler um conto ou um poema. A leitura só pode ocupar cerca de 15 minutos.
É já uma tradição nesta semana, mas professores e alunos apreciam estes momentos e os convidados também.


Todas as turmas e grupos do JI vão participar no concurso. Cada sala de JI vai apresentar um trabalho coletivo e cada turma de 1.º, 2.º e 3.º ciclo vai seleccionar 5 trabalhos de alunos da turma para o concurso.


Os alunos do 3.º ciclo, como já é habitual, vão realizar os seus círculos de leitura interturmas. Os alunos vão fazer apresentações acerca de livros que leram a alunos de outras turmas e assim partilhar experiências de leitura.


Vão realizar-se 10 desafios entre turmas que leram os mesmo livro. Na EB1 Belas ou desafios vão ser sobre as obras Os primos e a bruxa cartuxa e Os ovos Misteriosos. Na Galopim os alunos do 6.º Ano vão realizar-se 8 desafios entre turmas tendo por base as obras Ulisses e Pedro Alecrim.

O encessarmento da Semana da leitura vai contar com uma presentação de poesia e com a tão esperada final do concurso Elo + forte.


Em resumo...


 

Sem comentários:

Enviar um comentário