domingo, 27 de janeiro de 2013

60.º Dia Mundial dos Leprosos

Comemora-se hoje, 27 de Janeiro, o Dia Mundial dos Leprosos, instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1954, a pedido de Raoul Follereau. 

A celebração tem como objetivo motivar a população mundial a refletir sobre as condições de vida, de marginalização e de sofrimento dos muitos milhões de pessoas afetadas pela doença de Hansen (Lepra).

 Raoul Follereau dedicou mais de 50 anos da sua vida à promoção do tratamento e cura, à reabilitação e reinserção dos doentes afetados pela lepra, em todo o mundo, defendendo a sua dignidade e os seus direitos à vida em igualdade de circunstâncias a quaisquer outros doentes. 

Hoje em dia, a progressão da doença está controlada, apesar de se continuarem a registar milhares de novos casos por ano, sobretudo na Índia e no Brasil.

Lepra está oficialmente considerada erradicada no nosso país No entanto há uma ocorrência de cerca de 10 novas situações por ano. Neste momento há 17 idosos internados no hospital Rovisco Pais, segundo a Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF).

A  APARF é uma continuadora da obra de Raoul Follereau, promovendo atividades com vista à sensibilização para colaborar na erradicação do flagelo, através da prevenção, tratamento, cura, reabilitação, reinserção e dignificação dos doentes.

Para saberes mais passa pelo site da APARF em http://www.aparf.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário