terça-feira, 20 de novembro de 2012

Entrevista à Dna Teresa

Todos conhecemos a D. Teresa, pois é uma das “caras” do nosso Centro de Recursos Educativos. Vêmo-la sempre atarefada, arrumando livros, dando orientações aos alunos e até pondo ordem nalgum entusiasmo excessivo…
Quis saber como é a sua rotina diária e quais são as suas preferências no trabalho.


Eduardo: Bom dia. O meu nome é Eduardo Mama Jaló. Obrigado por ter aceite dar esta entrevista. Quais são as funções que a senhora tem no CRE?
D. Teresa: Eu sou funcionária desta escola com funções na biblioteca. Tenho formação específica para fazer tudo o que envolve uma biblioteca escolar (BE). Estou na receção, controlando as entradas e saídas dos alunos e verificando os cartões. Também dou apoio aos alunos. Gostaria de lhes dar mais atenção, mas, com 230 utilizadores diários, o que equivale a 25/30 alunos por hora, tenho o tempo muito ocupado. É claro que também apoio professores e funcionários. Tenho, ainda, a meu cargo os monitores, que oriento no exercício das suas funções, nomeadamente na interação com os colegas. Finalmente, organizo e arrumo os livros nas estantes.

Eduardo: Há quantos anos está aqui a trabalhar?
D. Teresa: Trabalho nesta escola há 19 anos e na BE desde 11 de setembro de 2001. Tenho esta data gravada na memória porque foi o dia da inauguração da escola e do atentando terrorista às Torres Gémeas.
Eduardo: Qual é a tarefa de que gosta mais?
D. Teresa: Como já referi anteriormente, é de ajudar os alunos, apesar de nem sempre ter muito tempo. Fico muito satisfeita quando me pedem ajuda e eu posso corresponder às suas solicitações.

Eduardo: Aqui no CRE a D. Teresa está rodeada de livros. Será que gosta de ler?
D. Teresa: Gosto de ler, mas prefiro os livros mais simples à literatura muito complicada. Se calhar é por não ter muito tempo disponível para voltar atrás e reler.

Eduardo: Onde é que a D. Teresa aprendeu este trabalho que está a fazer aqui na escola?
D. Teresa: Fiz várias formações na área da catalogação de livros e técnica de arrumação nas estantes e também na área da informática. Considero que é muito importante manter-me atualizada e consolidar os meus conhecimentos. Quando comecei a trabalhar, por exemplo, não sabia nada acerca de computadores e agora sinto-me à vontade em diversos programas informáticos.

Eduardo: Obrigado pela sua presença. Gostei muito de falar consigo.
D. Teresa: Também gostei muito de falar contigo. Quando precisares, estou à tua disposição.

Acabada a entrevista, a D. Teresa voltou ao seu trabalho. Descobri uma pessoa simpática, honesta e disponível. 

Sem comentários:

Enviar um comentário