quinta-feira, 22 de março de 2012

Visita a S. Vicente de Fora

Os alunos de EMRC do 6º Ano foram fazer uma visita guiada à Igreja de S. Vicente de Fora em Lisboa. 
Depois de subir a colina a caminho de Alfama, passando pelo meio da Feira da Ladra, a Igreja foi uma surpresa para os alunos, tanto pela sua arquitetura (uma misturara de estilos) como pela sua grande dimensão.
A igreja começada a construir em 1582 no local onde D. Afonso Henriques havia mandado construir um primitivo templo é dedicada a S. Vicente, padroeiro de Lisboa desde 1173, quando as suas relíquias foram transferidas do Algarve para uma Igreja fora das muralhas da cidade (daí o nome S. Vicente de Fora).
Depois de conhecer várias capelas e altares laterais, fomos ver o que resta da cela de Sto. António do tempo em que ainda era frade agostinho. Passamos por baixo do famoso baldaquino barroco criado por Machado de Castro e fomos ver o famoso órgão de S. Vicente de Fora, construído em 1765 e que é um dos maiores órgãos portugueses do século XVIII.
Por uma sorte nossa e azar da Igreja, tinha caído um raio na igreja, junto ao órgão pelo que estavam a restaura-lo e tivemos direito a um concerto inesperado. Finda a visita os alunos do 6ºI aproveitaram para com alguns momentos de silêncio homenagear o professor Carlos Furtado, frade dominicano e professor estagiário que trabalhava com a turma, falecido no fim-de-semana num acidente de viação.

Sem comentários:

Enviar um comentário