sábado, 18 de junho de 2011

Visita à Torre do Tombo

No dia 17 de Junho realizou-se uma visita à Torre do Tombo, especialmente preparada para os alunos monitores e estagiários do CRE e para a turma vencedora do concurso "Uma Viagem pelos Livros", o 6º J. Aqui fica o texto de reportagem da monitora Patrícia Monteiro do 6º G e as fotos possíveis da visita e do convívio.
No dia 17/06/11 os monitores, estagiários, professores e a turma do 6ºJ fomos a uma visita de estudo à Torre do Tombo.
Antes de começar queria-vos dizer uma coisa que vocês também devem estar a pergunta: o que é que significa “Tombo”, bem não é o tombo de tombar, mas sim, “Registo”; isso mesmo, a Torre dos Registos. Quer dizer que nesta Torre se encontram todos os registos mais importantes da nossa História passada.
Ao entrar na Torre do Tombo, vimos que o chão tinha pequenos fósseis e a professora que guiou a nossa visita explicou que o arquitecto que criou a Torre do Tombo quis usar aquela pedra com fósseis, porque ela também está ligada ao passado, como tudo o rsto ali.
Sabiam que a Torre tem documentos desde o século IX? É verdade, documentos muito antigos e já muito velhinhos, mas o que interessa é que ainda existem… e músicas desde o o tempo de D. Dinis e as mais recentes são de 2006.
Na Torre podes encontrar cantigas escritas à mão de D. Dinis, documentos da PIDE, livros de todas as famílias mais importantes da História de Portugal que são reconhecidos pelos apelidos.
E agora vocês devem estar a perguntar: “e onde são organizados tantos documentos?” Bem esses documentos são organizados em fundos.
Depois andámos mais um bocadinho, descemos uma escada e mais à frente tínhamos um espelho com uma foto grande a preto e branco do rei D. Carlos I; mas não ficamos só a olhar para a foto, os monitores, estagiários, professores e a nossa guia tiraram uma foto em grupo.
No nosso lado esquerdo, havia uma exposição de fotos da família de D. Carlos I e lá ao fundo passavam imagens também sobre D. Carlos e a sua família.
Tinha chegado a hora do almoço. Uns sentaram-se ao sol e outros à sombra debaixo das árvores: eucaliptos. Depois de todos terem almoçado, tiramos uma foto.
A seguir o autocarro chegou, mas a caminho para a escola… o motorista do autocarro pôs música. Todos se divertiram, mas quem parecia estar mais divertida era a professora Alexandra Marques; cantou, dançou e o que mais interessa é que se divertiu.
E foi o fim de um dia,muito longo mas muito divertido!

Patrícia Monteiro
Nº22 6ºG




Para saberes mais sobre a Torre do Tombo, clica AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário