quarta-feira, 18 de maio de 2011

Encontro com Afonso Cruz

Realizou-se ontem o tão aguardado encontro com o escritor/ilustrador Afonso Cruz.
Cinco turmas do 5º Ano (B, F, G, I e M) tinham lido, nas aulas de Língua Portuguesa, a obra do autor, "A Contradição Humana". Depois da leitura, procuraram eles próprios outras contradições e, de entre essas, foram identificadas as mais pertinentes. Foram essas que serviram de base às ilustrações que os alunos realizaram em ateliês dinamizados para o efeito, no CRE.
Todas essas ilustrações estavam expostas no espaço da biblioteca, no dia da visita.
Afonso Cruz observou todas elas antes da chegada dos alunos. Depois, já com eles presentes, disse-lhes como tinha apreciado o que vira.
Seguiu-se uma conversa com os alunos, baseada nas perguntas que estes tinham preparado, sugeridas tanto pelo livro lido, como pela informação sobre o autor que recolheram na Internet. As respostas de Afonso Cruz e as histórias que contou, suscitaram mais perguntas dos alunos que o ouviram com muito interesse.
No final das sessões (uma de manhã e outra à tarde), os delegados e subdelegados das turmas entregaram a Afonso Cruz, como lembrança do encontro, reproduções das ilustrações que tinham feito e uma pasta com o cartaz do encontro para as guardar. Afonso Cruz deixou uma dedicatória para cada turma, tendo os cartões onde o fez sido digitalizados e enviados para os endereços de e-mail das turmas, para que todos possam guardar a recordação.
Os alunos e a biblioteca escolar agradecem mais esta oportunidade que lhes foi concedida pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Sintra e o seu programa "Os Escritores Vão à Escola".
Para além das professoras das turmas, da professora Ana Paula da Direcção do Agrupamento, e da Dra. Raquel Camacho que dinamiza o referido programa, distinguiram-nos com a sua presença a Chefe da Divisão de Educação, Dra. Maria João Martins e a representante da autarquia no Conselho Geral, Sara Afonso.
"Aqui ficam imagens dos ateliês, das ilustrações e do próprio encontro que foi para os alunos um momento memorável.

Ateliês e Ilustrações














Encontro - Álbum de recordações








Sem comentários:

Enviar um comentário