terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Encontro com o escritor Augusto Carlos

No dia 10 de Dezembro, uma quarta-feira de sol, recebemos na nossa escola a visita do escritor luso-moçambicano Augusto Carlos, autor de várias obras, entre elas a que as turmas A,B e C do sétimo ano, estão a ler no âmbito do Plano Nacional de Leitura.- Vôvo Tsongonhana.
Pontual, com um sorriso franco de quem sabe verdades simples, o escritor foi recebido por uma plateia entusiasmada que começou por lhe colocar uma quantidade imensa de questões, às quais ele respondia sempre com a mesma simpatia e carinho, a todas valorizando.
Num segundo momento, o escritor falou de si, das suas origens, das várias etapas da sua vida, nem todas elas fáceis, mas sem dúvida experiências em que a vida o colocou à prova, do caminho percorrido e de como, um dia, se tornou escritor.
Foram tantos os conselhos e as mensagens que fluíram, sempre dizendo que ao Homem é dado livre-arbítrio, podendo escolher ser escravo ou livre.
Falou do actual desencantamento pela vida, fenómeno que leva cada um a afastar-se da sua verdadeira missão: conhecer-se, ser feliz e espalhar a felicidade à sua volta.
Contou histórias de um passado distante, mas que ali se fez presente e encheu a todos de uma imensa alegria e gratidão.
Pela partilha, por nos ter ajudado a lembrar de quem realmente somos, em nome dos alunos e dos professores da nossa escola, um imenso obrigada!

Cecília Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário