sábado, 1 de novembro de 2008

Balanço do Mês Internacional da Biblioteca Escolar







Durante este mês, pusemos à consideração da comunidade o nome para o nosso novo blog, que pretendemos tornar um espaço alargado de divulgação de todos os projectos em que o CRE entra como parceiro. "Galopinices" permite distinguir-nos e foi, provavelmente por isso, o escolhido.



Lançámos a segunda edição do concurso "Uma Viagem pelos Livros" que se destina à promoção da leitura autónoma e que, no ano passado, foi um sucesso.



Os alunos foram convidados a escrever frases sobre o CRE e sobre a leitura e os autores daquelas que os nossos monitores da Leitura acharam melhores receberam um bloco de notas alusivo ao Mês Internacional da Biblioteca Escolar.



Organizámos uma exposição dos recursos que poderemos colocar ao serviço dos Projectos Curriculares de Turma na abordagem dos seus temas aglutinadores.



No dia 27, organizámos algumas actividades em torno da leitura de contos do livro "Contos da Dona Terra" de que o nosso patrono é co-autor. Os alunos do 6ºI foram às aulas de outras turmas para desafiar os colegas a continuar a história "Um Papagaio na Capoeira" que eles lhes começavam a ler. No final, as duas versões foram comparadas.



Na tarde do mesmo dia, o 6ºJ veio ao CRE apresentar aos seus colegas do 5ºH as leituras que fizeram na aula de Ciências da Natureza, com a sua professora, Maria João Antunes: - os contos da mesma obra, "Dom Plástico" e "Diálogos de Papel". Depois, foi-lhes proposta uma actividade em que tinham de identificar os recortes de texto que constituiam respostas às perguntas que lhes foram colocadas, reflectindo sobre as questões ambientais que neles se colocam. Anfitriões e convidados participaram com interesse.



Também durante todo o dia, a todos os alunos que entravam no CRE, era proposta uma lista de possíveis provérbios (incompletos), relacionados com a leitura, que teriam de completar com as suas propostas. Com as melhores foi elaborado um painel.



Em vários locais da escola, os monitores afixaram as frases que os seus colegas foram escrevendo sobre o CRE, ao longo do mês.



Na EB1/JI do Pego Longo, os alunos realizaram trabalhos para renovar a decoração das paredes da sua biblioteca.



Já na EB1 de Belas nº 5, foi-lhes pedido que escrevessem sobre a biblioteca que gostariam de ter. Quem sabe se alguém lhes dará ouvidos...

Sem comentários:

Enviar um comentário