quarta-feira, 5 de março de 2008

Ciclo de Leitura - Os Heróis: Encontro com Iva Delgado


As turmas do 9º Ano dedicaram as suas leituras deste período ao tema "Os Heróis". Falaram dos heróis das suas vidas, dos da ficção, dos dos filmes, dos heróis da História. E como em História estudaram a 2ª Guerra Mundial e o Estado Novo, leram as Bandas Desenhadas de José Ruy sobre Aristides de Sousa Mendes e Humberto Delgado. Em relação a este último, tiveram a oportunidade de ver a reportagem de Francisco Manso: "Meu Pai, Humberto Delgado". O 9ºA e o 9ºB escreveram textos e o 9ºC um poema colectivo. Para culminar todo o trabalho, encontraram-se hoje com Iva Delgado. a quem começaram por ler poemas e apresentar o seu trabalho. Seguiram-se vários episódios contados pela filha do General Sem Medo, que, com o carisma que se lhe (re)conhece, conseguiu fazer os jovens sentir o que foi a ditadura, a guerra colonial, a emigração, o medo. Ninguém ficou indiferente.

Seguiu-se uma fase de perguntas dos alunos e, por fim, um concurso proposto pela nossa convidada, em que o aluno que deu a reaposta correcta recebeu um livro sobre Humberto Delgado e os outros um postal da época com uma dedicatória.

Finalmente foi a vez de os representantes de cada turma fazerem as suas ofertas. Uma colecção de postais com os textos escritos pelo 9ºA e 9ºB e um DVD com a apresentação do poema colectivo do 9º C. Alguns dos trabalhos serão também publicados neste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário