domingo, 25 de novembro de 2007

LENDO MAIS SE VAI AO LONGE



Este projecto, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, já está em marcha.
Uma das acções prevista chama-se "Uma Viagem pelos Livros" e destina-se aos alunos do do pré-escolar, do 1º Ciclo de uma das EB1 do nosso Agrupamento e aos do 2º Ciclo. A sua finalidade é estimular o gosto pelos livros e pela leitura.
Cada turma tem um passaporte de leitura que representa um percurso com várias etapas. Os alunos de cada turma podem contribuir para alcançar cada uma das etapas, lendo livros na BE ou no CRE, ou requisitando-os para casa e preenchendo uma pequena ficha de leitura em que demonstrem o seu conhecimento da obra lida. Por cada livro lido, o leitor recebe um autocolante onde escreve o seu nome e que afixa no passaporte da sua turma. Este tem um fundo em que os desenhos são a preto e branco e vai ganhando cor, à medida que vão sendo afixados os pequenos autocolantes referentes aos livros e os grandes correspondentes a cada etapa ultrapassada.
A concepção do passaporte é da professora de EVT, Bárbara Santos, que já colaborou com o CRE em vários outros projectos.
Os passaportes estão colocados num expositor, à entrada da BE da EB1 do Pego Longo e do CRE, e a turma que vai à frente tem o seu passaporte aberto, na 1ª prateleira.
No final do ano haverá um prémio colectivo para a turma que tiver lido mais livros e em que o número de leitores seja maior. Haverá também prémios para o melhor leitor individual de cada um dos anos.

21 comentários:

  1. Nós achámos que a obra 'Uma Questão de Cor' está muito apelativa para os jovens e todas as outras pessoas porque relata o que passam as pessoas que sofrem de racismo. Também achámos que o final da obra podia ser um pouco melhor já que não acabou como estávamos à espera.

    ResponderEliminar
  2. Gostámos muito do livro pois o tema abordado foi do nosso interesse! O racismo é um problema que hoje em dia se vê, em todo o mundo! Gostámos da maneira como a autora conseguiu mostrar um episódio de racismo. A história do rapaz Daniel é muito interessante.

    ResponderEliminar
  3. "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha é um livro que fala sobre a discriminação e sobre a adolescência. Esses dois temas são muito importantes para a nossa vida (alunos da Galopim). Eu achei essa obra muito interessante e diferente porque é um livro que nos chama a atenção para um problema muito actual e preocupante.
    Também gostei do restaurante " O Inferno", já que era um lugar alegre e, pelo que a Nina diz, muito fixe.
    E...é essa a minha opinião sobre essa obra!

    ResponderEliminar
  4. A obra "Uma questão de cor" de Ana Saldanha foi um livro interessante porque abordou vários temas, entre os quais, problemas familiares, adolescência e o racismo. E na nossa idade é bom abordar estes temas. Nós gostámos e quem ler espero que goste.

    ResponderEliminar
  5. A obra "Uma Questão de Cor" de Ana Saldanha foi muito interessante porque falava sobre um tema muito comum no nosso país - O Racismo.
    Também fala muito sobre a adolescência que é um tema que,na nossa opinião, interessa a muitos jovens.
    Resumindo, a obra é muito "fixe" e muito relevante.

    ResponderEliminar
  6. A obra é baseada numa rapariga chamada Nina que tinha um primo chamado Daniel que era discriminado na escola onde andava pela sua cor. Foi interessante e o problema da discriminação devia acabar.

    ResponderEliminar
  7. "Uma questão de cor" de Ana Saldanha, fala sobre uma adolescente chamada Nina, cujo primo vai viver para sua casa e é discriminado pelos seus colegas por causa da sua cor.
    Achámos que a história era interessante.

    ResponderEliminar
  8. "Uma questão de cor" é um livro muito interessante pois o seu tema é bem relatado e transmite bem o seu sentido.
    O tema "racismo" é muito importante.
    Fala também sobre a sua vida familiar e na escola.

    ResponderEliminar
  9. A obra consiste numa menina chamada Nina e o seu primo Daniel que era de raça negra que teve de sair da cidade onde vivia (Porto) porque era constatemente discriminado por ser negro.A mãe dele pensou que, ao ir para Lisboa, ele fosse menos dIscriminado, mas o amigo Vitor estava sempre a chatear o Daniel por ser negro.No final, Vitor fez anos e, a partir daí, eles foram bons amigos, até a Nina estranhou.

    ResponderEliminar
  10. A obra "Uma Questão de Cor" foi interessante porque explica como acabar com a discriminação e o racismo.
    Gostámos da obra pois é muito interessante e gostaria de voltar lê-la.

    ResponderEliminar
  11. A obra 'Nem tudo começa com um beijo' fala de uns meninos que vivem na "cave" que é os buracos do esgoto e que vão ao sotão para ir buscar comida às 'panelas com rodas' que eram os contentores do lixo.Um desses meninos acabou por morrer por comer muito e o novo chefe foi o Fio Maravilha. Fio Maravilha teve que fazer uma investigação,indo atrás do Armando Pantera, outro menino como eles. Nessa investigação, Fio Maravilha conheceu Nuvem Maria e apaixonaram-se um pelo outro. Na altura em que eles tencionavam fugir, houve um terramoto que destruiu toda a cidade e,passado algum tempo, quando eles se encontraram, fugiram.
    Nós gostámos muito de ler a obra porque está feita de uma forma original.

    ResponderEliminar
  12. Eu gostei muito de ler a obra "Nem tudo começa com um beijo"
    A obra fala de meninos que vivem nos buracos de esgoto que para eles é uma casa, eles foram expulsos do sótão que,para eles, é a cidade. Eles lutam para poderem sobreviver. Também tinham um grupo onde não eram permitidas meninas, mas o seu chefe tinha um segredo que não contara a ninguém do grupo.
    A obra foi feita por: Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira.
    A obra é interessante, mas o final foi triste.

    ResponderEliminar
  13. O livro "Nem tudo começa com um beijo" é baseado numa história de rapazes que viviam na pobreza, viviam no esgoto, a que chamavam "cave"... Era um grupo que era chefiado por Gelatina, um rapaz que, após a sua morte por envenenamento, se veio a saber que era uma rapariga. Um dos elementos do grupo, Armando Pantera, ambicionava o lugar de Gelatina, mas foram a eleições e Fio Maravilha foi eleito chefe. Armando Pantera passou a ir à cidade, a que chamavam "sótão", e Fio Maravilha começou a investigar o líquido que ele bebia. Um dia, provou e sentiu-se muito mal disposto! Passou a ser a "água que queima", mas nunca soube o que era. Conheceu uma rapariga e apaixonou-se por ela, fazia-lhe desenhos. Armando Pantera fingiu ser Fio Maravilha, mas foi descoberto. Fio Maravilha e Nuvem Maria começaram a namorar. Fio Maravilha descobriu que um dos apoiantes de Armando Pantera era irmão do seu melhor amigo, Gelatina. Um dia, houve um terramoto, e Fio Maravilha fugiu com Nuvem Maria.

    Gostámos muito da história porque nos desperta interesse. *

    ResponderEliminar
  14. A obra "Nem tudo começa com um beijo" fala de uns meninos que viviam num esgoto a que chamavam cave. Um deles, o chefe do grupo (Gelatina)faleceu e aí aperceberam-se de que ele(a)era uma rapariga. Gelatina não tinha contado a ninguém que era uma rapariga porque os meninos não queriam raparigas no grupo. Depois da morte de Gelatina, Fio Maravilha , o seu melhor amigo, ocupou o lugar de chefe e descobriu que Domingo era o irmão de Gelatina. Fio Maravilha, entretanto, apaixona-se por uma rapariga chamada Nuvem Maria. Enquanto Fio Maravilha tentava entrar dentro de um cano de esgoto para ir ter com Nuvem Maria, este rebentou por ele ser muito gordo devido a ter comido muitos chocolates. Depois aconteceu um terramoto, seguido de uma inundação na Cave que levou à morte de Armando Pantera.
    Resumindo, esta obra foi muito interessante.

    ResponderEliminar
  15. "Nem tudo começa com um beijo" é uma obra que fala dos meninos que vivem na cave(os esgotos) e sobre o sotão( a cidade).
    O chefe do grupo, Gelatina, morre logo no começo da história, e fazem uma eleição para decidir quem será o novo chefe.O chefe eleito, Fio Maravilha, resolve fazer uma investigação sobre Armando Pantera,mas,após beber a "água que queima", vê Nuvem Maria e apaixona-se.Depois de muitos contratempos, eles começam a namorar.O conto acaba após um terramoto, quando Fio Maravilha e Nuvem Maria vão para onde o vento os levar.
    Achamos a história muito interessante, por falar dos meninos que vivem nos esgotos.Achamos que eles são um exemplo de vida, porque lutam contra a fome e passam muitas dificuldades.

    ResponderEliminar
  16. Gostámos da obra "Nem tudo começa com um beijo" porque fala de um grupo de meninos que mora no esgoto.Um dia, um desses meninos apaixona-se por uma menina que mora na cidade e,depois, os dois namoram e há um terramoto, seguido de um maremoto e a cidade fica destruída.No fim, os dois partem num barco.
    Nós gostamos da obra porque tem um bom enredo e uma boa história.

    ResponderEliminar
  17. A obra "Nem tudo começa com um beijo" fala de uns meninos pobres que vivem na cave(esgotos) e que têm de ir ao sotão(cidade) buscar comida aos contentores. O livro demorou muito tempo a acabar, não gostei do livro porque a história era confusa e desinteressante.

    ResponderEliminar
  18. A obra "Nem tudo coneça por um Beijo" é muito interessante porque haviam uns meninos que moravam na cave que são: Molécula, Fio Maravilha, Armando Pantera e Sacristão. E havia um Chefe chamado Gelatina que morreu porque, Armando Pantera pôs veneno na sua comida.

    ResponderEliminar
  19. A obra "Nem tudo começa com um beijo" foi escrita por Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira. É um romance juvenil em que Fio Maravilha que vive na cave, e depois de Gelatina morrer se tornou chefe e apaixonou - se por Nuvem Maria, que tem longos cabelos loiros e que vivia no sótão, isto é, na cidade. Mas o seu amigo Armando Pantera apoderou - se dos desenhos que o Fio Maravilha escrevia para a Nuvem Maria sem ela saber quem era que os mandava e disse que era ele que os mandava. Mas Fio Maravilha descobre e diz a Nuvem Maria que foi ele que os escreveu e eles começaram a namorar. Depois aconteceu um terramoto, mas ficou tudo bem e no final do livro o Fio Maravilha e a Nuvem Maria foram passear sem destino.

    ResponderEliminar
  20. A obra "Nem tudo começa com um beijo" fala de uns meninos pobres que vivem na cave(esgotos) e que têm de ir ao sotão(cidade) buscar comida aos contentores. O livro demorou muito tempo a acabar, não gostei do livro porque a história era confusa e secante

    ResponderEliminar
  21. acho que as turmas vencedoras deviam ganhar prémios mas a ideia e muito fixe porque incentiva as pessoas a ler

    ResponderEliminar