Cá está mais uma edição da Feira do Livro Usado da Galopim.
Como já é hábito, todos vão poder trocar livros usados por outros nos primeiros dias da feira e depois, nos últimos dias, tudo fica à venda por um preço simbólico.
Aproveita para trazer um livro que já leste e troca-o por outro que ainda não conheças!
Este ano há mais novidades, além de livros temos também jogos eletrónicos...
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
Novo espaço da Porto Editora para Pais & Filhos
Foi a pensar nos pais com filhos em idade escolar que a Porto Editora criou o Espaço Pais&Alunos.
O novo serviço permite aos encarregados de educação receber conselhos e sugestões de especialistas sobre a escola e o seu educando, sempre adequados ao ano escolar em que o filho se encontra.
Vale a pena passar por lá!
Vale a pena passar por lá!
sexta-feira, 5 de dezembro de 2014
Atelier de Natal com o JI do Pego Longo
Tal como em anos anteriores as crianças do JI do Pego Longo vieram à Galopim criar trabalhos de Natal em parceria com turmas do 3.º ciclo.
Num trabalho a pares, crianças e adolescentes criaram decorações de Natal que agora estão a decorar a escola.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
O CRE contínua bater recordes
No mês de novembro o CRE registou 4.534 entradas – o maior valor de sempre. A média diária foi de 227 utentes.
Destes utentes 4.164 procuram o CRE em regime de ocupação livre e 370 em situação de aula. A percentagem da procura para trabalho subiu para 25%, muito acima dos 17% registados no passado ano letivo.
Quanto a requisições de documentos os valores também bateram todos os records registados até ao momento: 2.467 requisições.
No que se refere à utilização de equipamentos voltamos aos recordes: 2364 computadores e 328 iPad requisitados.
A ocupação do CRE repartiu-se entre 10 tempos de atividades do CRE, 22 tempos de aulas em parceria com a equipa do CRE, 2 tempos de aulas de outros docentes e ocupação livre (82% do tempo global).
A turma com mais entradas em novembro foi o 6.º F com 315 registos.
Obrigado a todos os que optam pelo nosso espaço para trabalho e ocupação de tempos livres!
Destes utentes 4.164 procuram o CRE em regime de ocupação livre e 370 em situação de aula. A percentagem da procura para trabalho subiu para 25%, muito acima dos 17% registados no passado ano letivo.
Quanto a requisições de documentos os valores também bateram todos os records registados até ao momento: 2.467 requisições.
No que se refere à utilização de equipamentos voltamos aos recordes: 2364 computadores e 328 iPad requisitados.
A ocupação do CRE repartiu-se entre 10 tempos de atividades do CRE, 22 tempos de aulas em parceria com a equipa do CRE, 2 tempos de aulas de outros docentes e ocupação livre (82% do tempo global).
A turma com mais entradas em novembro foi o 6.º F com 315 registos.
Obrigado a todos os que optam pelo nosso espaço para trabalho e ocupação de tempos livres!
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Encontro com Richard Towers na BM
As turma 5.º F e 5.º I foram à Biblioteca Municipal Ruy Belo conhecer o autor Richard Towers e as suas obras.
Richard Towers é escritor, criador, autor e editor. Ele assina Richard Towers mas o seu nome é Martinho Torres. A sua criação de Livros-Objeto é uma ideia revolucionária que pretende elevar a novos patamares a Literatura e a Arte.
Através dos seus livros, Richard Towers propõe-nos uma viagem única, que perpassa várias dimensões, explora novas sensações e nos conduz por mundos nunca antes imaginados. Tudo isto materializado em obras que são peças de arte acessíveis a todos.
Os alunos conheceram três das suas obras e ficou já agendada uma vinda do autor à nossa escola em Janeiro para promover o seu novo livro-objeto: Poortugal.
Newton 13
Começa agora mais uma série de experiências do projeto Newton gostava de ler.
Este ano a turma piloto é o 5.º G, da professora Rita Vaz, e a primeira proposta do Newton inspirou-se no famoso Leonardo da Vinci.
Partindo das divertidas notas de cozinha de Leonardo da Vinci, a professora Laura introduziu o tema do dia, as emulsões, que se concretizaram na produção de manteiga.
A experiência correu bem e reforçou o pequeno-almoço!
Aqui ficam as imagens de mais uma emocionante aventura literária com ciências à mistura.
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Dia Mundial da Ciência na Galopim
![]() |
| Adicionar legenda |
1.º Workshop
- Brincadeiras com ciência
2.º Workshop
- A arte de contar
3.º Workshop
- Nanomundo
Ao longo do dia todas as turmas do 5.º Ano passaram pelo CRE e os alunos puderam realizar as atividades propostas em cada workshop. A realização das atividades foi supervisionada por um grupo de alunos monitores, quase todos pertencentes à turma piloto do projeto Newton gostava de ler.
Aqui ficam as imagens de mais um dia bem passado entre livros, copos, compostos químicos e muita curiosidade à mistura!
Publicada por
CRE - EB23 Prof. Galopim de Carvalho
à(s)
terça-feira, novembro 25, 2014
Sem comentários:
| Reacções: |
Novos vencedores!
Já temos vencedores para o desafio de S. Martinho.
7ºF João Carvalho
Cá fica a lista dos premiados:
5ºF João Leite
7ºF João Carvalhoquinta-feira, 20 de novembro de 2014
Newton gostava de ler com o 6.º H
A turma do 6.º H realizou mais uma sessão do projeto Newton gostava de ler. Desta vez o escolhido foi o Módulo 7 - Química em festa!
Depois da leitura de "Sua senhoria a fada" pela professora Laura foram realizadas duas experiências: candeeiro de lava e bolo na caneca.
Ambas as experiências foram acolhidas com entusiasmo pelos alunos.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Estão de volta os Menu Júnior
O Menu Júnior é um trabalho em parceria entre o CRE e um docente de uma das turmas do 2.º ou 3.º ciclo que visa o trabalho em literacia da informação.
Cada um destes Menus é planificado em conjunto entre o professor da turma e o professor bibliotecário para que, partindo de um conteúdo curricular os alunos sejam conduzidos na produção de um trabalho de pesquisa seguindo as 7 etapas previstas no guião "Como fazer um trabalho".
Este Menu é de carater obrigatório para os alunos do 5.º Ano, pelo que, tal como nos anos anteriores, o CRE já começou a ter turma em trabalho.
Ao longo de duas a três aulas de 90 minutos os alunos produzem o seu trabalho com o apoio do docente da turma e de toda a equipa do CRE.
Aqui ficam alguns dos nossos documentos de apoio:
- Guião
- PPT de apresentação
- Ficha de acompanhamento
Cada um destes Menus é planificado em conjunto entre o professor da turma e o professor bibliotecário para que, partindo de um conteúdo curricular os alunos sejam conduzidos na produção de um trabalho de pesquisa seguindo as 7 etapas previstas no guião "Como fazer um trabalho".
Este Menu é de carater obrigatório para os alunos do 5.º Ano, pelo que, tal como nos anos anteriores, o CRE já começou a ter turma em trabalho.
Ao longo de duas a três aulas de 90 minutos os alunos produzem o seu trabalho com o apoio do docente da turma e de toda a equipa do CRE.
Aqui ficam alguns dos nossos documentos de apoio:
- Guião
- PPT de apresentação
- Ficha de acompanhamento
S. Martinho na EBSPAN
Os alunos do 5.º B, 5.º C 5.º E e 5.º E assinalaram o S. Martinho com trabalhos alusivos à quadra, onde não faltaram as castanhas!
Aqui fica um vídeo dos seus feitos...
Aqui fica um vídeo dos seus feitos...
![]() |
| Clic aqui |
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Desafio n.º 5 - Lenda de S. Martinho
Como estamos no dia de S. Martinho e já há um cheirinho a castanhas, aqui fica um novo desafio. Desta vez tens que escrever a lenda de S. Martinho seguindo as pistas dadas na folha de prova.
Participa e diverte-te!
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Já temos mais vencedores - Desafio n.º 4
Chegou ao fim mais um desafio e cá ficam os vencedores...
1º Lugar
1º Lugar
7ºF - Íris Lacerda nº 12
8ºI - João Natário nº 12
2º Lugar
5ºF - João Leite nº8
6ºF - Raquel Peres nº 21
8ºI - Francisco Ricardo nº 9
8ºI - João Natário nº 12
2º Lugar
5ºF - João Leite nº8
6ºF - Raquel Peres nº 21
8ºI - Francisco Ricardo nº 9
8ºI - Henrique Barata nº 10
sábado, 8 de novembro de 2014
Encontro com Eduardo Salavisa
Também se dedicou à pintura e ao desenho, sendo sobretudo o desenho que o interessa pelo seu carácter experimental e por ser mais um processo que um resultado.
Por esta razão começou a interessar-se pelos Diários de Viagem, ou Gráficos, pelo registo sistemático do quotidiano, pelo seu carácter lúdico e simultaneamente didáctico.
É professor no ensino secundário na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa. Além de fazer o seu próprio Diário, não só em viagem mas quotidianamente, estuda os de outros autores, utilizando-os nas suas aulas e nas de outros professores, como foi o caso da sua presença na EBS Pe Alberto Neto.
Neste encontro, Eduardo Salivisa mostrou alguns trabalhos de diferentes autores, incluindo alguns seus, na área dos diários gráficos.
Aqui fica o link para o seu blogue Desenhador do Quotidiano...
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Um teste de inglês muito especial
Os alunos da professora Laura Braga tiveram um teste de inglês muito especial, foi feito em Kahoot.
Usando este site, a professora construiu um teste de inglês ao qual os alunos responderam online e em simultâneo usando os computadores e iPads do CRE.
Não sabemos se os resultados superar as expectativas, mas o entusiasmo esse por certo superou tudo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.jpg)

.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



.png)






.jpg)
.jpg)
.jpg)
